Controle e gestão do eSocial

Controle e gestão do eSocial

O eSocial é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e foi criado em dezembro de 2014, coleta informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual, ou seja, o Decreto 8.373/14.

Os eventos de SST para o SST – Saúde e Segurança do Trabalho são:

» Evento S-2210: utilizado para o envio da CAT pelo empregador/tomador de mão-de-obra trabalhador avulso e empregador doméstico.

» Evento S-2220: neste evento é feito o acompanhamento da saúde do trabalhador durante o seu contrato de trabalho, com as informações relativas aos ASO e seus exames complementares.

» Evento S-2240: são prestadas as informações da exposição do trabalhador aos agentes nocivos, conforme “Tabela 24 – Agentes Nocivos e Atividades – Aposentadoria Especial” do eSocial e identificados os agentes nocivos aos quais o trabalhador está exposto.

Deve também ser declarada a existência de EPC instalados, bem como os EPI disponibilizados. A informação relativa aos EPIs não substitui a obrigatoriedade do registro de entrega destes equipamentos conforme disposição normativa.